sexta-feira, 15 de novembro de 2013

«QUESTIONS POUR UN CHAMPION»

Este jogo televisivo (de cultura geral e de estratégia) completou na passada semana 25 anos de existência ! Longevidade que diz muito sobre o seu interesse junto do público francês e francófono, que o pode seguir, todos os dias, através dos canais France 3 e TV5 Monde. De referir, é que este concurso é animado pelo simpaticíssimo Julien Lepers (que para além de ser animador radiofónico e da TV, também é um reconhecido compositor e letrista de canções), que muito tem contribuído para o sucesso do jogo em questão. Eu vejo «Questions pour un Champion» quase todos os dias. Na verdade, cada vez que posso, porque esta emissão -que dura 1/2 hora- constitui, para mim, um autêntico momento de prazer. Sempre renovado... Por essa razão, aqui estou eu a festejar, à minha modesta maneira, o 25º aniversário de uma emissão inteligente, que, cada dia que passa, me reconcilia com a televisão. Que, por cá, com o seu exagero de novelas medíocres, de fastidiosas discussões sobre futebol, de politiquices e demais concursos para burros me enfastia. E me faz emigrar... para canais estrangeiros com qualidade. Aviso aos francófonos : optai pelo canal TV5 Monde, que oferece, sempre, uma programação de alta qualidade, constituída por material proveniente das tv's de França, da Bélgica e da Suíça de fala francesa e do Quebeque. Vereis quão diferente, para melhor, é o dito canal, se comparado com as coisitas propostas pela 'querida Júlia' e similares. Experimente !

Sem comentários: