segunda-feira, 4 de novembro de 2013

OLHA, UM OURIÇO-CACHEIRO !

Ontem de manhã, ao sair de minha casa, topei, inesperadamente, com um destes simpáticos bicharocos. O ouriço-cacheiro ('Erinaceus europaeus') estava no meio da calçada e colocou-se em posição de defesa (formando uma temível bola de espinhos), assim que deu pela minha presença. Como tenho imenso respeito pela fauna selvagem -que a vida moderna continua, inexoravelmente, a dizimar- tive o cuidado, antes de seguir o meu caminho, de o ajudar a afastar-se da rua; por onde circula um dos seus mais letais inimigos : o automóvel. Quando coisas destas me acontecem fico contente; tal como os meninos dos escuteiros a quem é dada a oportunidade de realizar a sua BA quotidiana. O mesmo já me aconteceu com cobras e lagartos. Que, geralmente, não gozam dos favores das populações, sejam elas urbanas ou rurais. Sem ser um fervente seguidor de São Francisco de Assis, sempre achei que há lugar na Terra para todos os seres da Criação. Afinal, alguns deles até já cá estavam antes de aparecer a espécie humana... Por isso, há que ter muito respeitinho por toda essa bicharada.

Sem comentários: