domingo, 24 de novembro de 2013

O FADO DA DÉCADA



«PRINCESA PROMETIDA»

Há um véu no meu olhar
Que a brilhar dá que pensar
Nos mistérios da beleza;
Espelho meu, que aconteceu
Do que é teu e do que é meu
Já não temos a certeza

A moldura deste espelho
Espelho feito de oiro velho
Tem os traços duma flor
Muitas vezes foi partido
Prometido e proibido
Aos encantos do amor

Espelho meu diz a verdade
Da idade da saudade
À mulher envelhecida
Segue em frente na memória
Mata a glória dessa história
Da princesa prometida


Com letra da própria Aldina Duarte -que o canta magistralmente- este fado é, para mim, o Fado da Década. E digo isto com o máximo respeito por tudo o que de belo se fez no domínio de uma canção que agora é mais do que uma coisa nossa e que passou a pertencer ao Património Imaterial da Humanidade. Gostos não se discutem. Aceitam-se e contrapõem-se a outros, que não nos pertencem, mas que também têm o direito de ser defendidos. A música de «Princesa Prometida» (fado que faz parte do álbum 'Mulheres ao Espelho') é o triplicado de José Marques 'Piscaralete' - Pode ouvir-se facilmente no you tube e em vários 'sites' da Internet consagrados ao fado. Mas o melhor, é mesmo comprar o respectivo CD. A artista agradece, com toda a certeza, e a indústria nacional também.


Sem comentários: