sábado, 30 de janeiro de 2016

ESTÁ A CHEGAR O MAIOR E MAIS PODEROSO VASO DE GUERRA DA 'ROYAL NAVY'

O porta-aviões «Queen Elizabeth» será -quando estiver em serviço operacional- o maior e mais poderoso vaso de guerra jamais utilizado pela Armada Real Britânica. Para termos uma ideia das suas excepcionais dimensões, basta-nos observar (com a devida atenção) esta foto aérea (em cima) das docas secas do estaleiro de Rosyth (no Firth of Forth, Escócia), onde este gigantesco navio (ao tempo ainda em construção) se encontrava ao lado do seu congénere «Illustrious», um porta-aviões da classe 'Invincible'. A diferença de tamanhos é, simplesmente, colossal ! O «Queen Elizabeth» -que, segundo previsões do Almirantado britânico, entrará em serviço ainda este ano- é um navio com umas 70 000 toneladas de deslocamento e com as seguintes dimensões :

Comprimento - 280 metros
Boca - 70 metros
Calada - 9/11 metros
Propulsão - turbinas a gás, desenvolvendo uma potência global de 48 mil cv
Velocidade máxima - 28 nós
Raio de acção - 10 000 milhas náuticas
Guarnição - 1500/1 600
Aeronaves - 40 (essencialmente aviões de combate Lockheed F-358 e hélis EH-101 'Marlin').

Um navio gémeo do «QE», o «Prince of Wales» está em curso de acabamentos, prevendo-se a sua entrada no serviço activo em 2018. Preço destas duas novas unidades da 'Royal Navy' : 5 biliões de euros. Uma verdadeira loucura ! Segundo a minha opinião, está bem de ver...


Coisa curiosa : o «Queen Elizabeth» é o primeiro porta-aviões da História a ser dotado com duas torres de comando e de controlo de operações.

Sem comentários: