domingo, 21 de maio de 2017

'CURRAGH' : UMA ESTRANHA E ANTIGA EMBARCAÇÃO...


O 'curragh' é uma original e rústica embarcação, típica da costa oeste da Irlanda. A sua origem perde-se na noite dos tempos, presumindo-se ser antiquíssima. A tal ponto, que está associada à lenda de São Brandão, o monge-navegador, que no século VI da nossa era terá empreendido -a bordo de um primitivo 'curragh'- uma misteriosa viagem pelo Atlântico norte; onde procurou (e terá encontrado, segundo a tradição) uma afortunada ilha. Cuja localização os eruditos nunca conseguiram situar nos mapas... O 'curragh' era constituído por uma ligeira estrutura de ripas entrelaçadas, revestida, originalmente, por peles curtidas de animais (geralmente de bovinos), impermeabilizadas. Essa impermeabilização era conseguida com a aplicação de uma mistura de pez e de óleo de linhaça. Nas embarcações deste tipo, que ainda hoje se constroem, é utilizada uma tela embebida em alcatrão. Os 'curraghs' de maior porte medem uns 6 metros de comprimento por 1 metro de boca. Mas, ainda segundo a lenda acima referida (reportoriada nas múltiplas versões de «Navigatio Sancti Brendani»), o de São Brandão era de muito maiores dimensões, visto ter podido transportar 60 viajantes. E, enquanto os 'curraghs' que se conhecem são movidos por 2 ou 3 pares de remos (e por vezes por um simples pano), o do Profeta da Irlanda teria disposto de 2 mastros e de velas de pendão muito em uso na marinha medieval.  Na Irlanda, mas também no País de Gales, existe uma versão mais pequena desta embarcação, o 'coracle', que também ele sobreviveu ao tempo e às inovações tecnológicas. É de forma redonda ou oblonga e é facilmente transportável (pesa 10/12 kg) por uma só pessoa até às margens de rios e lagos onde é utilizada.


O 'curragh (estilizado) de São Brandão é lembrado numa das faces desta moeda comemorativa -de 10 euros- emitida pela República da Irlanda.


Não ! Isto não é um homem-tartaruga. É um cidadão da Verde Erin carregando às costas um 'coracle', embarcação local, de menores dimensões, aparentada ao ''curragh'.

Sem comentários: