quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

HÁ BAIXA DO DESEMPREGO ?

Os membros do (des)governo têm, nestas últimas semanas, fincado os pés no chão e lançado estridentes cocoricós sobre uma pretensa diminuição do número de desempregados. Desempregados que eles próprios criaram às centenas de milhar, durante esta sua catastrófica passagem pelo poder. E parte da imprensa faz eco dessas fanfarronices, dessa basófia. Digam-me a mim, por favor, quais são as empresas que estão, actualmente, a admitir pessoal. Porque eu e os Portugueses -sobretudo aqueles que estão desempregados- gostaríamos de saber onde é que elas estão. É provavelmente verdade que há menos desempregados em Portugal, mas esse estado de coisas foi, essencialmente, provocado pelos muitos milhares de jovens (mas não só) que abandonaram o seu país para irem para o estrangeiro ganhar o pão a que têm direito.  E também pelo facto de se esconderem muitos milhares de pessoas em pseudo estágios de formação profissional, para que os seus nomes deixem de constar (durante um tempo) nas estatísticas. Para verificar a veracidade do que eu digo, basta aos senhores jornalistas percorrerem o país e contar esses estágios (que não levam a lado nenhum) e o número de pessoas que os frequentam. Aqui na minha região, no meu concelho (que tem um pouco mais de 4 000 habitantes), eu conheço, actualmente, três desses cursos, onde dezenas de jovens vão passar o tempo e recolher uns euritos para o tabaco. É essa a realidade e o resto é conversa fiada e puro cinismo... P.S. : curiosamente, os jornais de hoje anunciam a existência, no nosso país, de 81 000 licenciados desempregados há mais de 1 ano. E os de ontem faziam referência ao facto de metade da população desempregada deste país não ter direito a qualquer subsídio.

Sem comentários: