sexta-feira, 12 de julho de 2013

REDESCOBERTA DE UM VELHO FILME

Lembro-me de ter visto em inícios dos anos 60 -num cinema do Barreiro, onde eu então residia- uma fita de aventuras colorida realizada por John Farrow (o pai de Mia) e intitulada «John Paul Jones». Na qual tomei conhecimento da existência desse insigne capitão de marinha que dá o título à película e que arrancou para a jovem nação americana (quando comandava o navio «Bonhomme Richard») a primeira grande vitória contra a quase invencível armada inglesa. Depois, esqueci essa fita dos meus tempos de adolescente... Foi, pois, com uma enorme surpresa que, aqui há dias, em Espanha, descobri uma cópia videográfica desse filme quase esquecido, visto pela primeira e única vez há uns bons 50 anos. Comprei a cópia em questão e, garanto-vos, que gozei imenso como a revisualização dessa relíquia. A cópia DVD de «John Paul Jones», perfeitamente restaurada, contribuiu para que o prazer fosse ainda mais intenso e para que o mar -espaço privilegiado das aventuras do herói- os combates navais, os veleiros e as fardas ganhassem mais fulgor. Esta obra (que eu reconheço modesta) tem a marca dos estúdios Warner Bros. e contou com as interpretações de Robert Stack, Marisa Pavan, Charles Coburn, MacDonald Carey, Jean-Pierre Aumont e com a participação especial de Bette Davis, que, nesta fita, representa o papel da Grande Catarina, imperatriz da Rússia. Paguei 13 euros pela caixinha que contém o filme em questão e um magnífico opúsculo de 30 páginas com informação e ilustrações preciosas sobre esta película; que, acreditem, me transportou para os saudosos tempos da minha juventude. Nota : este DVD não tem legendagem na nossa língua e pertence a uma esplêndida colecção chamada 'Cineclub'. Muito justamente, porque a dita  integra, sobretudo, obras cinematográficas dos anos 30, 40 e 50 do século passado e porque (através dos opúsculos) fornece informação detalhada sobre as películas seleccionadas.

Sem comentários: