terça-feira, 18 de dezembro de 2012

AFINAL, ERREI ! (O QUE PARECIA, NÃO ERA...)

Afirmei neste espaço, aqui há uns tempos atrás, que quando era miúdo ainda cheguei a ver evoluir -naquele espaço lisboeta a que se chamou Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo- os famosos 'Clippers' (Boeings 314) da Pan American, que asseguravam as carreiras regulares de passageiros (e de correio) entre Nova Iorque e a Europa. Ora, eu estava errado ! Tratava-se de recordações com cerca de 60 anos e a minha memória atraiçoou-me. Bebi recentemente numa fonte fidedigna a informação de que esses gigantescos (para a época) hidroaviões deixaram de voar para Lisboa ainda antes do término da 2ª Guerra Mundial; e que, por consequência, eu, que nasci em Outubro de 1945, nunca os poderia ter avistado.
Mas que eu vi grandes hidros a evoluir (e/ou estacionados) naquele espaço, lá isso é que vi ! Tratava-se, no entanto, não dos históricos 'Clippers', mas de aparelhos britânicos Short do tipo 'Solent', que, nos anos 50, asseguravam carreiras aéreas entre a nossa capital e a ilha da Madeira. Essas máquinas eram, fisicamente, muito parecidas (sobretudo a nível de fuselagem e de asas) com as majestosas aeronaves ianques. Daí a confusão do garoto de dez anitos que eu era, quando os observei... Aqui ficam as minhas sinceras desculpas a todas aquelas pessoas que leram o tal 'post' 'mentiroso' e que se fiaram na minha memória.

Sem comentários: