sábado, 16 de junho de 2012

OS FILMES DA MINHA VIDA (109)


«A RAINHA DO MAL»  

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Maverick Queen»
Origem : E. U. A.
Género : Western
Realização : Joseph Kane
Ano de estreia : 1956
Guião : Kenneth Gamet e DeVallon Scott
Fotografia (c) : Jack A. Marta
Música : Victor Young
Montagem : Richard L. Van Enger
Produção : Herbert J. Yates
Distribuição : Republic Pictures
Duração : 92 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Barbara Stanwyck ………………………………… Kit Banion
Barry Sullivan ………………………………………… o pseudo Jeff Younger
Scott Brady ……………………………………..……. Sundance Kid
Mary Murphy ……………………………………..….. Lucy Lee
Wallace Ford ………………………………….…….. Jamie
Howard Petrie …………………………………..…… Butch Cassidy
Jim Davis ……………………………………….………. o verdadeiro Jeff Younger
Emile Meyer……………………………………….…… Malone
Walter Sande ……………………………………….  o xerife Wilson
John Doucette …………………………….………… Loudmouth

SINOPSE
Arruinada durante a guerra civil, a virginiana Kit Banion instala-se no território do Wyoming, onde, por cupidez, se associa ao bando de malfeitores chefiados por Butch Cassidy e por Sundance Kid; que atentam contra a economia da região e contra as leis nacionais, roubando gado, pilhando bancos, assaltando comboios.
Mas Kit, que é cortejada pelo tenebroso Sundance, acaba por se apaixonar por um forasteiro, que se lhe apresenta sob a identidade de Jeff Younger, um ex-membro da extinta quadrilha dos irmãos James.
Graças ao apoio da crédula Kit, o pretenso Jeff Younger –que é, na realidade, um detective da agência Pinkerton- introduz-se na temida ‘wild bunch’, que ele deseja neutralizar.
Objectivo que ele acabará por atingir, à custa de muita violência (matando, nomeadamente, o seu rival Sundance) e de muito sofrimento, já que Kit, que ele muito aprecia, apesar do seu comprometimento com os bandoleiros, acaba por ser mortalmente abatida pelos seus antigos cúmplices.
A paz volta de novo à cidadezinha de Rock Spring e à sua região, agora libertadas da incomodativa e perigosa presença dos bandidos que assolavam o Wyoming.

O MEU COMENTÁRIO
Inspirado numa novela do celebérrimo Zane Grey, «A Rainha do Mal» é um dos inúmeros westerns levados à pantalha pelo realizador Joseph Kane. E é, porventura, um dos melhores da vasta filmografia deste realizador especializado no género. É verdade que esta película colorida (e em formato Naturama) beneficiou muito com a participação de grandes actores (Stanwyck, Sullivan, Brady e outros), mas também com o concurso de bons profissionais no campo técnico, nomeadamente no que respeita a fotografia (belíssima, embora o Trucolor não tivesse a qualidade do Technicolor…), que tem a assinatura de Jack A. Marta. Nota alta merecem, igualmente, a música de fundo do grande compositor Victor Young (outro nome consagrado por Hollywood) e a bonita canção «The Maverick Queen» magnificamente interpretada por Joni James, cuja autoria é, naturalmente, de Young (música) e de Ned Washington (letra).  Quanto à história contada, há que convir que é bastante convencional e que se ambienta no Wyoming de finais do século XIX, no seio da quadrilha de malfeitores denominada ‘a horda selvagem’ (‘the wild bunch’), chefiada por Butch Cassidy e por Sundance Kid. Quadrilha essa que o cinema já havia evocado antes da realização desta fita e também, várias vezes depois. Basta lembrarmo-nos, por exemplo, da excelente e oscarizada obra que George Roy Hill realizou em 1969 com Paul Newman e Robert Redford : «Butch Cassidy and the Sundance Kid». Enfim, gostei desta fita -que já há muito conhecia- da qual adquiri recentemente, em Espanha (onde a película se intitula «Los Indomables»), um DVD com imagens de boa qualidade. Ficamos à espera que um dos editores nacionais de material videográfico nos ofereça, brevemente, a versão legendada em língua portuguesa. M.M.S. ///////// Cartaz francês ///////// Tal como em vários outros dos seus westerns de sucesso («Almas em Fúria», «Homens Violentos», «40 Cavaleiros», etc), Barbara Stanwyck encarna aqui a figura de uma mulher de carácter forte e inflexível ///////// Cartaz espanhol ///////// A heroína da fita numa pose de manifesta altivez ///////// Mais uma reprodução de um dos cartazes originais ///////// Cartaz itlaliano ///////// A Joseph 'Joe' Kane, o realizador desta fita, são atribuídos muitas centenas de filmes. Grande parte deles são westerns... ///////// Cartaz de provável origem australiana

Sem comentários: