Num esconso vale das Montanhas Rochosas, no meio de verdejante paisagem por onde corre o fiozinho de água de um cristalino regato, lá está o esconderijo dos fora-da-lei. O dia está a nascer, mas, na rústica cabana, a luz já está acesa e a chaminé fumega. Talvez por já ali se preparar o reconfortante café da manhã. À volta do abrigo, pastam cinco folgados cavalos. E, encostado ao tronco morto de uma árvore, uma sentinela mantém-se alerta, com as armas ao alcance da mão e a montada selada. Pronto para o que der e vier, inclusivamente para alertar os seus comparsas, no caso de 'farejar' a presença de intrusos. O ataque ao banco de Placidtown, uma cidadezita da região, está marcado para as 10 da manhã. Dizem-no rico nesta época do ano, altura em que a gente dos ranchos e quintas das proximidades, ali vão depositar os benefícios das últimas vendas de gado e das colheitas. Sem contar, obviamente, com as receitas de comércios prósperos como o 'saloon' ou como a venda de John Waggner; que detém o monopólio regional no negócio de víveres, roupas, ferramentas, e de mil e uma coisas mais. A ver vamos, se tudo se vai passar como projectado pelo 'boss', que estudou o assalto até aos seus mais ínfimos detalhes. A ordem é para dispersar imediatamente após o golpe e para que todos se encontrem, mais tarde, no refúgio do vale esconso, à sombra das montanhas. Se tudo correr como planeado, será fácil escapar à patrulha recrutada pelo velho xerife Luke Cassidy e constituída por gente bisonha, pouco aguerrida, sem predisposição para afrontar o bando de Josh Lancer (um veterano da Guerra Civil) composto, ele, por meia dúzia de profissionais, procurados em vários estados da União, onde têm as cabeças a prémio. Mas há os imponderáveis, naturalmente. Disso todos os bandoleiros têm consciência. Como todos têm a certeza de que o mínimo falhanço da sua parte lhes garante uma corda de cânhamo passada à volta do pescoço e um mergulho, de pés, do patíbulo para a eternidade...
Esta descrição do que poderia representar esta aguarela do artista Fred Olfield, é, afinal, algo de recorrente no cinema western; género onde se afrontam os temíveis 'badboys' do Oeste selvagem e as populações pioneiras que -com a sua coragem, o seu saber e o seu labor- lançaram, nos confins da América do norte, os alicerces de um mundo novo.
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