A produção desta curiosa locomotiva começou em 1939; mas foi limitada a apenas seis exemplares. De fabrico belga, foi concebida pelo engenheiro Raoul Notesse, que se inspirou numa máquina em serviço nos Estados Unidos. Era quase, toda ela, envolvida por uma carena aerodinâmica, que lhe dava um ar futurista. O seu construtor foi a sociedade Cockerill, de Serain, e o seu operador a S. N. C. B., os caminhos-de-ferro nacionais; que a colocaram, prioritariamente, na linha Bruxelas-Ostende. A 'Atlantic' foi uma das mais rápidas locomotivas da sua época. Uma única destas máquinas escapou à voragem do tempo, foi restaurada e deverá integrar, proximamente, as colecções de material rolante do museu ferroviário de Schaerbeek.
Peso total da máquina, sem o 'tender' : 89,5 toneladas;
O 'tender' podia carregar 24 m3 de água e 8 toneladas de carvão;
Potência da máquina : 2 500 cv;
Velocidade máxima : 165 km/h;
Podia rebocar composições até 250 toneladas a 150 km/h, em terreno plano;
A locomotiva tipo 12 'Atlantic' foi definitivamente retirada do serviço em 1962.
/////// Amplie com um clique do rato.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário