
quarta-feira, 30 de setembro de 2015
DESAPARECEU O HOMEM, FICOU O MITO

ASSIM VAI O MUNDO...


No domingo passado, os eleitores catalães decidiram dar uma maioria de assentos no parlamento regional ('Generalitat') aos partidos independentistas. Mas esses eleitores também foram mais numerosos a dizer não à separação com Espanha. Então em que ficamos ? -Haverá assim tanta legitimidade para os eufóricos festejos dos separatistas e justificação para o delírio de gritos de vitória e de bandeiras nacionalistas que agitaram Barcelona nestes últimos dias ? -Eu cá tenho muitas dúvidas ! E sem ser rajoyista (longe disso), confesso que até fiquei aliviado com o resultado indefinido de uma eleição que, oficialmente, não era referendária em matéria de desvinculação da região autonómica da Catalunha do resto do território nacional. E fiquei aliviado, porque a pretendida separação de alguns abre a porta a instabilidades perigosas e de semelhante natureza no reino vizinho; mas não só. Os divisionistas de toda a Europa só estão à espera de um sinal, de uma oportunidade (que poderia ter sido dada pela Catalunha), para iniciarem uma série de acções similares e esquartejar ainda mais o continente europeu. Com o lote de conflitos que daí adviriam e as desgraças que se adivinham. Não ! Eu não sou adepto de uma Espanha esfrangalhada, nem de uns Açores desligados da mãe-pátria, nem de uma Córsega ou de uma Bretanha separadas do resto da França, nem de uma Itália nortenha que rompa com o resto da península da bota. Porque acho que os problemas que possam subsistir entre governos centrais e poderes regionais se podem resolver através da discussão democrática e civilizada. E não assim, com atitudes extremistas e prejudiciais aos interesses dos povos. Que têm tudo a perder no jogo das aventuras de cariz nacionalista. É a minha opinião...

A campanha eleitoral (para as legislativas) aproxima-se do fim. Segundo a imprensa e as suas sondagens diárias, a vitória da coligação PAF é quase certa. Mas a verdade, porém, só se conhecerá no domingo, dia 4 de Outubro, ao fecho das urnas. Tenho assistido a tanta coisa bizarra no decorrer destas últimas semanas, que não ficaria admirado se tivesse havido manipulação dos números e a escolha dos Portugueses viesse contrariar as ditas consultas de jornais e institutos de previsão. Mas a coisa mais extraordinária que eu vi no género e até hoje, foi a do frente a frente entre o ainda primeiro-ministro e o seu adversário do PS. Que, muito 'democraticamente', foi transmitido, em simultâneo, pelos três mais importantes canais de sinal aberto da nossa TV (RTP1, SIC e TVI), enquanto os debates com ou entre os outros candidatos foram relegados para canais de televisão pagos e, por causa disso, seguidos por uma minoria de futuros eleitores. Uma nojeira, batota suja, que só por si daria azo -num país normal- à invalidação dos futuros resultados. E o que é ainda mais fantástico, a meu ver, é que a maior parte dos nossos jornalistas e comentadores políticos até achou esta discriminação normal... Ou pelo menos, calou o bico. Bolas, estamos bem servidos !!!
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
UM CLÁSSICO NA VOZ SAUDOSA (E CALOROSA) DE FRANCISCO ALVES

Para escutar, carregue aqui :
https://www.youtube.com/watch?v=yyhPL2Q_Bog

sábado, 26 de setembro de 2015
'BÁHN MI'


CINE-SAUDOSISMO (31)



sexta-feira, 25 de setembro de 2015
BAGDAD : PRÓSPERA OUTRORA, CAÓTICA E PERIGOSA HOJE


NOVO LIVRO DAS EDIÇÕES SEXTANTE


A família do popular e saudoso Zeca (o último, da esquerda para a direita), reunida depois da libertação dos pais e da irmã. O autor do livro é o primeiro a contar da esquerda. Esta fotografia faz parte da iconografia do livro citado. A foto de topo mostra um grupo de militares nipónicos da 2ª Guerra Mundial em terra ocupada. Que não é, forçosamente, a de Timor.
CRIME SEM CASTIGO



Há, no entanto, quem diga ter provas da inocência do iceberg e que indique (sem gaguejar) que o verdadeiro responsável pela tragédia foi (o até aqui insuspeito) Godzila. A dúvida instala-se...
COISAS VIVIDAS

A OUTRA 'ILHA DA MADEIRA'


Este é o retrato do perdulário rei D. João V; cuja recordação sobreviveu na memória do povo português como a de um gastador imoderado dos dinheiros públicos e como a de um verdadeiro predador sexual; que não hesitou em fazer filhos a inúmeras mulheres. Mesmo àquelas que viviam sob a 'protecção divina', atrás das espessas paredes dos conventos...
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
FEITO HISTÓRICO E, PROVAVELMENTE, IRREPETÍVEL


UM PETISCO EXÓTICO : O 'SPRAT'





segunda-feira, 21 de setembro de 2015
O ALENTEJO NO DIA DE SÃO MARTINHO (UMA OPÇÃO DE PASSEIO)

A ARTE DE MALUDA

AH, BENFICA, BENFICA...

PARALELISMOS DESPROPOSITADOS ?

ELEGANTE MÁQUINA

LIVROS QUE SE RECOMENDAM


Num tempo distante, em que os rapazes e as moças deste país que é o nosso ainda se dedicavam ao inexcedível prazer da leitura. «Ubirajara», que é o derradeiro opus dessa magnífica série literária dedicada ao índio brasileiro, fala-nos do 'Senhor da Lança', um guerreiro araguaia, que é aqui descrito e idealizado, por um Alencar desejoso de (através dos seus livros) realçar os primitivos povos da sua pátria, que, sem serem bons selvagens, também não eram, certamente, os animais ferozes descritos pelos primeiros colonizadores das selvas brasílicas. A trama desta obra desenrola-se numa época anterior à chegada dos brancos; que segundo o referido autor desnaturaram o 'homo americanus' e projectaram dele uma imagem imerecida, desajustada da realidade. Como para, assim, tentarem camuflar os seus próprios pecados no inexorável processo de (quase) extinção do ameríndio.
Aqui deixo um extracto de «Ubirajara» (cuja leitura recomendo vivamente), livro que está escrito numa prosa bela, ímpar, verdadeiramente digna de um dos maiores mestres da língua portuguesa :
«Do outro lado da campina assoma um guerreiro.
Tem na cabeça o canitar de plumas de tucano e no punho do tacape uma franja das mesmas penas.
É um guerreiro tocantim. De longe avistou Jaguarê e reconheceu o penacho vermelho dos araguaias.
As duas nações não estavam em guerra, mas sem quebra de fé pode um guerreiro cansado do longo repouso, oferecer a outro guerreiro combate leal...».

UM CARNAVAL ANTES DA HORA, COM REI MOMO E TUDO

domingo, 20 de setembro de 2015
CINE-SAUDOSISMO (30)



sábado, 19 de setembro de 2015
MAIS OLHOS DO QUE BARRIGA ?


ESPECIALIDADE : BARBEIRO-CORNETEIRO

EFEMÉRIDE


O cinema norte-americano (muito especialmente aquele que ostenta o carimbo 'made in Hollywood') consagrou numerosos filmes à saga destes perigosos bandidos do Faroeste. E, curiosamente, na sua quase generalidade, exalta os seus 'feitos' e 'virtudes', acabando por transformar banais malfeitores em heróis populares. Uma das mais célebres dessas películas é, sem dúvida, a obra de George Roy Hill, realizada em 1968 e intitulada «Dois Homens e um Destino» («Butch Cassidy and the Sundance Kid»). A dita fita foi protagonizada por Paul Newman (no papel de Butch), por Robert Redford (no de Sundance) e por Katharine Ross (no de Etta). Foi muito aplaudida, simultaneamente, pela crítica e pelo público. E, quase 50 anos após a sua estreia, esta fita produzida pela 20th. Century Fox, é já considerada um clássico do cinema western.


quinta-feira, 17 de setembro de 2015
FANTÁSTICO FLAMENCO !

Flamenco : sem dúvida a mais lídima, a mais bonita e a mais sentida expressão da alma andaluza.
Para ver e ouvir, carregue aqui :
https://www.youtube.com/watch?v=XNhfV_53W7A
Subscrever:
Mensagens (Atom)