Este cartaz (que se pretende humorístico) é, pura e simplesmente, uma incitação à bebedeira. Apesar de utilizar a sigla de uma conhecida marca francesa de bebidas espirituosas, eu duvido que o dito tenha sido realizado pelos serviços de promoção comercial da marca Ricard. Até porque os técnicos publicitários que o compõem sabem, de antemão, que tal campanha seria altamente nociva para a imagem da conhecida firma e, quiçá, sujeita a pesada multa. Para mim, esta Prece do Ricard (porventura a bebida alcoólica mais vendida em França) é obra de um engraçadinho, que quis, assim, ganhar protagonismo junto dos seus amigos e companheiros de copos. O pastis Ricard é, como as marcas rivais, uma bebida perigosa, se ingerida em excesso. Tem uma graduação alcoólica de 45º e é capaz, naturalmente, de por a andar de gatas -depois de 3 ou 4 copos- o mais empedernido dos bebedores. Aqui deixo a tradução integral deste verdadeiro apelo à copofonia :
A PRECE DO RICARD
Nosso Ricard que estás fresquinho
Que a tua garrafa seja santificada
Que a tua vontade seja feita
No terraço, como ao balcão
Dá-nos hoje
O nosso copo quotidiano
Perdoa as nossas bebedeiras
Assim como nós perdoamos
Àqueles que bebem Casa (*)
Sujeita-nos à tentação
E livra-nos da sede
'Amen (**) ton verre !'
(*) Casa é outra marca de bebidas espirituosas, que fabrica e vende uma bebida anisada semelhante ao Ricard.
(**) Amen -palavra da liturgia católica que termina uma oração- é, em francês, homófona da forma verbal traz. Significando, pois e aqui, 'Amen ton verre' : traz o teu copo.
É por demais evidente que a ingestão excessiva de álcool é uma autêntica parvoíce e um verdadeiro atentado contra a saúde. Daí que seja meu dever advertir para o carácter pernicioso desta 'oração', elaborada por um espírito suicidário. Tenho dito !
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário