quarta-feira, 29 de junho de 2016

4L, A MAIS POPULAR DAS VIATURAS

Não foi -longe disso- a mais bela das viaturas de turismo pensadas e construídas pela indústria automóvel francesa. Mas foi, sem dúvida, a mais popular de todas elas, a par da Citroën 2cv ou da R5. Para isso concorreram o seu baixo preço, a sua frugalidade, a sua rusticidade, a sua polivalência, a sua facilidade de condução e outras mais qualidades reconhecidas pelos seus felizes utilizadores. A essas virtudes, acrescia o facto de oferecer 4/5 lugares; o que fazia da Renault 4L uma verdadeira viatura familiar. Lembro-me que, quando cheguei a França, em Janeiro de 1965, este modelo de base das fábricas Renault custava o equivalente a cinco meses de trabalho de um operário especializado. Pouca coisa, se comparado aos caríssimos carros de hoje. O sucesso da Renault 4L também se espelha no número de carros vendidos -mais de 8 000 000 de exemplares- saídos das fábricas de 28 países de vários continentes. A sua produção prolongou-se por 30 anos, de 1961 até 1992. Aqui na minha terra do Norte Alentejano, é ainda frequente  cruzarmos ou seguirmos esta excelente viatura, que já é uma lenda da História do Automóvel.



O mui original Renault 4 'Plein-Air' visava uma clientela sofisticada, que via neste carro o veículo ideal para passar umas agradáveis férias de Verão.

Sem comentários: