O MiG-3 representado na imagem de topo (com a sua camuflagem invernal) pertenceu a uma unidade agregada à defesa aérea de Moscovo, entre 1941 e 1942. Este aparelho -monomotor e monolugar- foi, apesar da sua rusticidade, um dos primeiros caças da aviação militar soviética a opor-se, com sucesso, aos modernos Messerschmitt Bf-109 e Focke-Wulf 190 das forças de invasão germânicas. O MiG-3 -que voou pela primeira vez em Abril de 1941- dispunha de um motor Mikulin AM-35, que lhe facultava uma velocidade máxima de 640 km/hora e um raio de acção de 820 km, com carga de guerra. Era um pequeno avião com 10,20 m de comprimento, 8,25 m de envergadura e 3,32 m de altura. A sua superfície alar era de 17,44 m2. O seu peso máximo à descolagem era de 3 350 kg. Do seu armamento constavam 1 metralhadora de 12,7 mm e 2 outras de 7,62 mm. Uma versão mais tardia transformou-o em avião de apoio táctico, com a possibilidade de carregar 100 kg de bombas ou 6 foguetes de 82 mm. A imagem inferior mostra um MiG-3 (com camuflagem de Verão), reproduzindo um dos caças deste tipo operados pelo ás Aleksandr Prokyshkin, um dos mais temidos e medalhados pilotos da Segunda Guerra Mundial. Que cumpriu 560 missões e guerra, participou em 156 combates aéreos e destruíu 59 aviões (de todos os tipos) aos nazis. As ilustrações apresentadas pertencem a caixas de kits da marca russa ARK Models; que reproduziu estes aviões históricos à escala 1/48.
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