terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
A CARAVELA REDONDA
A Caravela Redonda era facilmente reconhecida pelo facto de navegar com velame misto : pano redondo (daí o seu nome) no mastro ou mastros de vante e pano latino nos restantes. De provável origem ibérica, este tipo de navio começou a usar-se em Portugal (no dizer dos entendidos) em fins do século XV, muito provavelmente logo após a viagem que permitiu a Bartolomeu Dias passar além do cabo da Boa Esperança. As suas formas e aparelho estão bem patentes neste selo emitido para os Correios de Moçambique. Correios dos tempos coloniais, obviamente. Para os Portugueses, a necessidade de empregar navios deste tipo, nasceu do facto de serem os ideais para as viagens para o Atlântico sul (onde o regime dos ventos era favorável) e, por outro lado, poderem carregar mais homens, mais mercadorias e mais armamento do que a caravela latina. Pelo facto de também serem usadas na defesa das nossas costas e ilhas atlânticas (que começavam a ser povoadas), lutando contra a pirataria, estes navios também eram chamados Caravelas de Armada. Os Portugueses de Quinhentos utilizaram, igualmente Caravelas Redondas, em larga escala, nos mares do Oriente; onde, a partir de inícios do século XVI, começavam a impor a nossa presença.
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