

Este é dos duzentos caças I-16 do tipo 10 fornecidos pela URSS aos nacionalista de Chang Kai Chek a partir de 1938. Bateram-se, com algum sucesso, contra os invasores japoneses, até à chegada aos céus da China do surpreendente 'Zero' (Mitsubishi A6M2).

Aqui (em primeiro plano), pode ver-se, sobrevoando o Kremlin e a Praça Vermelha, o colorido I-16 de Valery Chkalov; que foi piloto de provas da fábrica Polikarpov e que -graças aos seus raides de longo alcance, aos comandos do Ant-25- se tornou no mais famoso de todos os aviadores soviéticos do seu tempo. Chkalov morreu em circunstâncias algo misteriosas no ano de 1938.

Aqui, afrontando vitoriosamente um moderno caça dos nazis, está representado o I-16 de tipo 18 do às Vasily Golubev. Este emérito piloto-aviador russo abateu individualmente 39 aparelhos inimigos e partilhou (com outros seus camaradas de combate) a destruição de mais 12 aeronaves da 'Luftwaffe'.

Aqui temos um caça do tipo 24, que foi um dos últimos Polikarpov I-16 a participar em operações de guerra. O aspecto exterior era idêntico ao de modelos precedentes, mas o seu armamento era superior. O desenho aqui apresentado mostra um dos aviões utilizados pelo às Boris Safonov (38 vitórias individuais em combate aéreo). Na fuselagem pode ler-se a frase 'Viva Estáline', muitas vezes inscrita nas suas máquinas por aviadores e tanquistas.
//////////////// Informo que as maquetas da ARK Models aqui divulgadas são à escala 1/48, tamanho que permite uma grande riqueza d detalhes ///////////////
Sem comentários:
Enviar um comentário