domingo, 22 de junho de 2014

A MODA JACTO

A década de 50 do passado século foi fortemente marcada pela chamada aviação de jacto; quando os aviões equipados com reactores começaram a substituir maciçamente -nas forças aéreas do mundo inteiro- os seus congéneres equipados com motores de pistões. Foi igualmente na segunda metade dessa década, que os jactos comerciais (Comets, 707, Tu-104 e Caravelles) se alinharam para substituir, em grande escala, os aviões de propulsão clássica; que, em meados da década seguinte, já eram coisa do passado. Curiosamente, a 'moda dos jactos' influenciou (sobretudo nos Estados Unidos) outras áreas da actividade industrial, manifestando-se descaradamente no 'design' de automóveis, de comboios, etc. A título de curiosidade, aqui deixo duas fotografias que são exemplo flagrante desse contágio. A primeira delas mostra um carro desportivo Pontiac 'Firebird Two' construído e posto à venda em 1957. Automóvel cujas linhas foram, de toda evidência, largamente inspiradas pelos novos aviões. A segunda foto é, também ela, o exemplo acabado dessa moda. A locomotiva do Aerotrain, um comboio norte-americano desse tempo, lembra a fuselagem e o habitáculo de um dos jactos a que nos referimos. Quero lembrar, ainda, que apenas cinco locomotivas deste tipo foram construídas. Uma delas sobreviveu às agruras do tempo e está, hoje, exposta no National Railroad Museum, de Grey Bay, no estado de Wisconsin.

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