Com organização e patrocínio do A. C. P., realizou-se pela primeira vez, em Portugal, uma prova de F1. A dita competição, denominada 7º Grande Prémio de Portugal e que contou, oficialmente, para o Campeonato do Mundo de Condutores, foi disputada no Circuito da Boavista, na cidade do Porto. Na corrida (a primeira da sua categoria realizada no nosso país) participaram 15 volantes de reputação internacional, sendo que um deles era (coisa inédita !) uma senhora : a italiana Maria Teresa Filippis, que competiu com um Maserati. A prova previa 50 voltas ao circuito (com 7,407 km de extensão), 'performance' que só dois pilotos lograram concretizar : os britânicos Stirling Moss (ao volante de um bólide Vanwall), que realizou as 50 voltas em 2 h 11 minutos e 27 segundos, e Mike Hawthorn (num Ferrari), que terminou a prova com mais 5 minutos e 12 segundo do que o vencedor. Os outros (Stuart Lewis-Evans, Jean Behra, Wolfgang von Trips, Jack Brabham, Maurice Trintignant, Graham Hill e demais participantes, todos eles reputados pilotos) atravessaram a meta com mais de uma volta de atraso em relação ao vencedor. Quanto à supracitada senhora, refira-se que acabou por desistir, depois do seu veículo ter tido uma avaria de motor durante a sétima volta do circuito. Para além das três marcas-escuderias já mencionadas, também se apresentaram, no Circuito da Boavista (que, nesse dia, recebeu 100 000 espectadores) as equipas seguintes : BRM, Cooper-Climax e Lotua-Climax. Cinco pilotos pontuaram para o Campeonato do Mundo de Condutores, sendo que Stirling Moss arrecadou os 8 pontos atribuídos ao vencedor. Nota final : recordamos (a título de curiosidade) que Stirling Moss -que foi um dos mais reputados pilotos automobilísticos do seu tempo- nunca foi campeão do mundo...
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