Quando, nas últimas décadas do passado século surgiu o Boeing 747 'Jumbo', o mundo da aviação comercial espantou-se com o seu descomunal tamanho e, sobretudo, com o facto desse novo quadrirreactor poder receber passageiros num andar superior, situado na famosa marreca do aparelho. E é verdade que, ainda hoje, essa aeronave da Boeing impressiona pelas suas dimensões; embora o Airbus A-380 as tenha superado e pulverizado todos os recordes outrora batidos pelo gigante norte-americano. Mas não se pense que estes foram os primeiros 'jumbos' da História da Aviação a poder assegurar o transporte de passageiros em dois níveis de carga distintos. Estou a lembrar-me, por exemplo, do avião francês Breguet Br.763 'Provence' (também alcunhado, muito a propósito, 'Deux Ponts') que surgiu -com a curiosidade que se pode imaginar- no ano de 1953. Embora tenha sido um avião fiável, acabou por não convencer muita gente e a sua produção quedou-se pelos 20 exemplares; sendo que alguns deles foram adquiridos pela aviação militar gaulesa. Na sua versão civil, o Breguet Br.763 podia receber mais de 100 passageiros (59 + 48), para além de 5 membros de equipagem. Este avião estava provido de 4 motores (de hélice) Pratt & Whitney R-2800 desenvolvendo uma força unitária de 2 400 cv. O seu tecto máximo situava-se nos 7 300 metros e a sua velocidade de cruzeiro superava os 400 km/hora. A companhia Air France foi a sua principal utilizadora. O Breguet Br-763 (que não era um avião elegante, como poderão ver graças às imagens anexadas) deixou de operar no ano de 1972, permitindo-me, assim, de ainda o ver voar... E de ver um deles frequentemente, pelo facto de estar estacionado no perímetro da base aérea de Évreux. Ou num espaço próximo (já não tenho a certeza), pertencente ao aeroclube da mesma cidade da Normandia. (Clicar com o rato sobre as imagens, para as ampliar).
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