A marinha de guerra da Alemanha hitleriana ('Kriegsmarine') concebeu -nos anos 30- o projecto de construir porta-aviões. Navios que já se anteviam como os sucessores naturais dos couraçados. Um deles, ao qual foi dado o nome de «Graf Zeppelin», ainda chegou a um estádio avançado de realização, mas a sua construção foi abandonada em 1940, para privilegiar a produção de 'U-Boats' e reforçar as frotas submarinas do 'Reich'. Para guarnecer os ditos porta-aviões, também foram especialmente concebidas aeronaves de várias valências, que, naturalmente, nunca chegaram a pousar-se numa pista flutuante. Uma delas foi o biplano Fieseler Fi.167; que deveria funcionar como torpedeiro, bombardeiro e avião de reconhecimento. A partir de 1938, foram construídos 14 exemplares : 2 protótipos e 12 aviões de pré-série. Que acabaram por tornar-se inúteis, devido ao falhanço do projecto «Graf Zeppelin». Nessas circunstâncias, os Fi.167 acabaram por ser recambiados para a aviação militar do estado fantoche da Croácia (aliado dos nazis), que os utilizou activamente na luta contra os Aliados. Diz-se até que um deles abateu em combate aéreo um 'Mustang' da R.A.F.; o que, a ter realmente acontecido, foi por grande distração do piloto do incomparável P-51...
Com fuselagem metálica, o Fieseler Fi.156 apresentava as seguintes características físicas e as seguintes 'performances' :
Comprimento - 11,50 m
Envergadura - 13,50 m
Altura - 4,80 m
Superfície alar - 45,52 m2
Motorização - 1 Daimler-Benz DB 601B
Velocidade máxima - 325 km/h
Autonomia - 1 300 km
Tecto operacional máximo - 8 200 m
Peso máximo à descolagem - 4 859 kg
Armamento ofensivo - torpedos e/ou bombas
Armamento defensivo - 2 metralhadoras (uma delas disparando para a rectaguarda)
Equipagem - 2 homens (1 piloto e 1 artilheiro)
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