sexta-feira, 26 de junho de 2015
FABULOSO ALOUETTE III
Fabricado em França pela firma Sud-Aviation (hoje extinta), o Alouette III foi, sem sombra de dúvidas, o melhor helicóptero ligeiro do seu tempo e um dos aparelhos de asas giratórias mais famoso de sempre. Exportado para o mundo inteiro (foi adquirido por 70 países), este fabuloso engenho teve uso intenso na Força Aérea Portuguesa, que o utilizou nas três frentes da Guerra Colonial; onde os seus serviços se revelaram de uma utilidade verdadeiramente extraordinária (para os desígnios das forças armadas da ditadura), enquanto plataforma de transporte militar, heli-canhão, engenho de evacuação sanitária e de observação, etc, etc. O Alouette III S.A. 316 tornou-se operacional em 1960. Pode receber a bordo uma tripulação de 2 homens e 5 passageiros. Está equipado com um motor Turbomeca de 880 hp, que lhe permite voar à velocidade de cruzeiro de 185 km/h e dispor de um alcance de 540 quilómetros. O peso autorizado à descolagem é de 2 200 kg e o seu tecto máximo é de 3 200 metros. Após 55 anos de actividade, esta 'cotovia' ainda tem centenas de exemplares em serviço, dos mais de 2 000 S.A. 316 que foram construídos. Em Portugal tornou-se um helicóptero mítico, que também participou em missões de salvamento marítimo, na luta contra incêndios florestais, na instrução de pilotos e muitas outras. As imagens anexadas mostram um Alouette III da marinha de guerra da Dinamarca e um outro da F.A.P., em serviço na Guiné, durante a guerra sustentada pelas tropas portuguesas contra os guerrilheiros do P.A.I.G.C.. Curiosidade : mercê de diversas fusões, a Sud-Aviation passou a integrar, a partir de 1970, o grupo Aérospatiale e faz parte, desde o ano 2000, do consórcio europeu EADS.
Sem comentários:
Enviar um comentário