quarta-feira, 22 de abril de 2015
A GUERRA DAS MARCAS
Estas velhas publicidades (francesas) datam dos anos 50 do século passado. Do tempo em que começavam a sarar as feridas da 2ª Guerra Mundial e as massas populares -numa situação de pleno emprego- começavam a aspirar a bens de consumo que, até então, lhes eram inacessíveis. Como os automóveis, por exemplo. Aqui, são publicitados o Peugeot 203 e o Renault 'Dauphine', viaturas populares que eu bem conheci na minha juventude. No início da década de 60, o meu pai até adquiriu o segundo destes automóveis, que foi o primeiro carro da família... Em matéria de segurança e se comparados aos automóveis dos nossos dias, estes modelos eram veículos extremamente frágeis; mas os motores eram robustos, sem artifícios, e as suas avarias eram fáceis de reparar, mesmo por não-profissionais. Com alguns conhecimentos de mecânica, é certo ! Em França, nesse tempo, outras marcas rivalizavam com aquelas que eu aqui evoco, tais como a Citröen, a Panhard, a Simca, etc. Para além da concorrência estrangeira, naturalmente, que era forte. De modo que a escolha de um veículo não era tão fácil -como poderá parecer- por parte dessa nova franja de clientes, desejosos de aceder aos prazeres da vida. Que ela merecia, já que, na sua grande maioria, essa gente pertencia à classe operária; aquela classe que produzia riqueza e levantava -graças ao seu saber e ao seu esforço- a economia do país.
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