sexta-feira, 16 de maio de 2014

O MAIS BIZARRO DOS CARROS DE COMBATE

O tanque FCM 2C do exército francês, que ilustra este 'post', era um verdadeiro autocarro. A sua guarnição era constituída por nada menos do que 13 homens, que aqui foram fotografados (imagem de topo) diante do singular engenho. O 2C foi concebido durante a Grande Guerra, mas os primeiros exemplares construídos -pela empresa Forges et Chantiers de la Méditerranée- só integraram as unidades militares em 1921, já depois da vitória dos Aliados. Em 1939, quando rebentou na Europa o segundo conflito generalizado, a França possuía 10 destas gigantescas máquinas, que foram reagrupadas no 51ª Batalhão de Tanques. Nunca chegaram, todavia, a entrar em combate. Algumas delas foram (em Julho de 1940) destruídas ou seriamente avariadas pelas aviações inimigas -alemã e italiana- e as outras foram sabotadas pelas suas próprias equipagens; que, devido à enorme visibilidade (e vulnerabilidade) desse material, temeram a sua aniquilação ou captura pelas tropas adversas. Mas, apesar desses cuidados, um desses bizarros carros de combate acabou por ser capturado, intacto, pelas tropas alemãs de invasão, que o levaram para Berlim, onde o C2 esteve exposto como troféu. Parece que o dito veículo foi apreendido pelos soviéticos em 1945 -após a conquista da capital do 'Reich' pelas tropas do marechal Jukov- e levado para a Rússia. O FCM 2C pesava 69 toneladas e media 10,30 metros de comprimento, 3 metros de largura e 4,10 metros de altura. A sua blindagem podia atingir os 45 mm e o seu armamento era constituído por 1 canhão de 75 mm e por 8 metralhadoras de 8 mm. Movia-se graças a 2 motores de 500 cv, que lhe proporcionavam uma velocidade máxima de 15 km/h e que lhe garantiam uma autonomia, de 150 km. Refiro, a título comparativo, que o moderno tanque alemão Leopard 2A6 (que equipa, entre outros, o exército português) pesa 'só' 62 toneladas. É tripulado por 4 militares, pode deslocar-se à velocidade máxima de 72 km/h e dispõe de um raio de acção de 550 km. (Imagem abaixo).

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