quinta-feira, 8 de julho de 2010
EXCELENTE INICIATIVA
No quadro de uma iniciativa (que eu presumo ser de amplitude nacional) chamada 'A Noite dos Parques Vivos', o Cine Clube do Barreiro vai apresentar todas as sextas-feiras -de 9 de Julho a 17 de Setembro- um ciclo de cinema western, que compreende os seguintes filmes : «Rio Bravo», «Imperdoável», «Por um Punhado de Dólares», «Duelo ao Sol», «Os Indestrutíveis», «O Homem do Oeste», «Jesse James», «Os Três Padrinhos», «Os Sete Magníficos» e «A Velha Raposa». As projecções destas películas serão feitas a partir das 21 h 30 no parque Catarina Eufémia, no centro da cidade e estarão abertas a todos aqueles que desejem desfrutar de alguns bons momentos de cinema ao ar livre, num local fresco e aprazível. Só lamento uma coisa : morar a 200 km do Barreiro e, por essa razão, não poder assistir a este evento particularmente feliz do Cine Clube local. E isso, apesar de eu conhecer todos os filmes a exibir e de possuir até cópias de todos eles. Só mais uma palavra sobre este simpático acontecimento; se eu tivesse que recomendar três ou quatro das fitas programadas, chamava a especial atenção dos barreirenses para «Rio Bravo» (Howard Hawks, 1959), «Duelo ao Sol» (King Vidor, 1946), «Os Três Padrinhos» (John Ford, 1948) e «A Velha Raposa» (Henry Hathaway, 1969). Mas isto é, obviamente, a opinião de um westernófilo que já viu milhares de filmes do género e que (com muita paciência) conseguiu coleccionar um milhar de obras desse género do qual alguém disse um dia que ele era «o mais genuíno do cinema americano»
///////////////////////////////////////////////
Como prova da universalidade do cinema western e da popularidade que outrora alcançou, aqui exponho à curiosidade de quem me lê :
Reprodução do cartaz japonês de «Rio Bravo»...
...e do cartaz dinamarquês de «Duelo ao Sol»
Caixa com cópia (DVD) do filme «Os Três Padrinhos», cujo título de exploração comercial no Brasil é «O Céu Mandou Alguém»
Cartaz francês da fita «A Velha Raposa». Curiosidade : os irmãos Cohen estão a terminar um 'remake' deste êxito mundial, que valeu um 'óscar' a John Wayne
O Cine Clube agradece a divulgação!
ResponderEliminar