segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
O CHARME DA PUBLICIDADE DE OUTRORA
Esta publicidade de finais dos anos 40 (do século XX) proclamava que a extinta Pan America era a mais experiente companhia aérea do mundo; e convidava a um voo, para Nova Iorque, a bordo do Boeing 377 'Stratocruiser', um quadrimotor civil derivado do bombardeiro B-17, a famosa e temível 'Fortaleza Voadora'. Em função da sua versão, o Boeing 377 podia receber e transportar entre 55 e 100 passageiros. A BOAC, uma também desaparecida companhia aérea (britânica), utilizou este tipo de aparelho até ao limiar dos anos 60
Este cartaz é muito mais antigo que o precedente, pois data de ano indeterminado do início do século passado. Nele, uma conhecida marca francesa de espirituosos apresenta um dos seus licores : o curaçao, que, como toda a gente sabe, é confeccionado com extractos de laranjas amargas. Repare-se no curioso ajaezamento da mula..
Este 'reclamo' a uma conhecida marca de costura norte-americana apareceu -em 1943- numa página da versão brasileira das Selecções do Reader's Digest. Trata-se, na realidade, de uma série de conselhos, dados pela Singer, às donas de casa que já possuíam uma das suas máquinas, de modo a que estas pudessem tirar um melhor partido (e consequente prazer) do útil engenho doméstico
Sem comentários:
Enviar um comentário