quinta-feira, 26 de novembro de 2009
O CHARME DA PUBLICIDADE DE OUTRORA : VINHOS & ESPIRITUOSOS
Este reclamo do período de 'entre duas guerras' mostra um marselhês bronzeado e bem humorado servindo a si próprio um pastis, o aperitivo (à base de anis) mais popular de França. Ao fundo, vê-se o velho 'pont transbordeur', concorrente do barquito de Escartefigue, uma das impagáveis personagens de Pagnol. Conheço muitas marcas de pastis, mas a Olive não. Presumo que já tenha desaparecido
Neste cartaz (que não conseguimos datar) promovendo os vinhos do Porto da casa Ramos-Pinto, Cupido serve um cálice do precioso néctar a dois futuros namorados. Bela e inteligente iniciativa, pois as ferroadas (mesmo as do anjinho) magoam...
E que tal um brandy Veterano, proposto pelas caves Osborne de Puerto de Santa Maria ? - Estamos em crer que tem a força e o carácter do touro bravo de estirpe espanhola que o cartaz mostra
O champanhe Golden Sable -promovido neste cartaz de 1929- teria problemas nos nossos dias. Porque essa designação pertence agora, exclusivamente, aos famosos vinhos franceses. Este, produzido na Califórnia, em Napa Valley, contentar-se-ia com a designação de espumante 'fórmula champanhesa' ou qualquer coisa do mesmo género
Adoro o estilo retro desta bonita publicidade ao álcool mentolado Ricqlès. A acreditar no cartaz, a marca vai a caminho dos 200 anos de existência. Sei que perdura em França como bebida refrigerante sem álcool, de gosto muito intenso. Repare-se na informação : preservativo contra as epidemias. Ah, se ao menos o álcool de menta tivesse durado até aos tempos da gripe A...
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