terça-feira, 31 de maio de 2016

DITOS...

«Eu continuo a ser só uma coisa, apenas uma coisa : um palhaço. O que me coloca num plano muito superior ao de qualquer político».

**  Dixit Charles Chaplin  **

A ARTE DE UM PINTOR AMERÍNDIO

Rudolf Carl Gorman é um pintor de etnia Navajo, natural de Chinle (uma localidade tribal do Arizona, situada nas cercanias do famoso 'canyon' de Chelly), onde nasceu no ano de 1931. Os temas mais recorrentes dos seus trabalhos pictóricos são inspirados pelo seu povo, pela sua terra, pela sua alma ameríndia. Aqui ficam duas amostras da sua pintura.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

ADEUS A UM ARISTOCRATA DO FADO

Faleceu no passado sábado (dia 28 de Maio) em Lisboa, vitimado por paragem cardiorrespiratória, D. Vicente da Câmara, um dos melhores fadistas de sempre. Tinha 88 anos de idade e foi o consagrado letrista de «A Menina das Tranças Pretas», que todos os Portugueses (mesmo aqueles que não gostam de fado) conhecem. Em jeito de homenagem póstuma, recomendo aos visitantes deste blogue para que escutem a voz deste artista -que eu muito prezei- no You Tube, onde é possível ouvir algumas das suas criações, inclusivamente a supracitada. Boa audição !

COMIDA 'ESTRANHA'

Este prato de chocos com tinta -um dos meus pitéus preferidos- afugenta qualquer turista do norte da Europa (mas não só) que nos visite. Mesmo em Portugal, só uma minoria de pessoas consegue vencer o seu aspecto pretensamente repulsivo e lançar-se na sua degustação. Embora a tinta do referido molusco cefalópode esteja agora na moda e sirva, entre outras modernices, para tingir esparguete e outras massas italianas. Creio que em Espanha, predominantemente na Galiza, também há amadores para este petisco. Que eu não dispenso, quando passo pela cidade de Bocage, por Sesimbra e por outros locais da península de Setúbal. Onde certos restaurantes sabem confeccionar este prato com o primor que se requer. Chocos e sua tinta, azeite, sal e pimenta, coentros, pimentos e/ou malagueta (segundo os gostos de cada um) e umas batatitas cozidas é tudo o que é necessário para usufruir de uma refeição de sonho. Para além de uns copitos de vinho. Óbviamente...

'SOUVENIR' DOS AÇORES

A imagem reproduz uma açoriana trajando segundo a tradição e segurando nas mãos um raminho de hortênsias; que é, a partir de Junho/Julho, a flor mais abundante e a espécie mais emblemática da flora das ilhas. Esta escultura em barro pintado esconde, na realidade, uma garrafa de licor de maracujá. 'Souvenir' que os turistas continentais (nacionais e estrangeiros) de passagem pelo arquipélago muito apreciam.

O NOSSO MUNDO É BELO (55) : MALTA

domingo, 29 de maio de 2016

FEIRA QUINHENTISTA

De 2 a 5 de Junho, decorrerá em Torres Novas a Feira Quinhentista. Que terá por temas a figura de D. Jaime de Lencastre -figura grada da História local- e o Tempo das Confrarias. É uma ocasião única, a não perder, já que este evento, que tem o patrocínio do município torrejano, lhe propõe um espectacular regresso ao passado. Ao tempo dos reis D. Manuel I e D. João III, quando neste país que é o nosso se criavam as primeiras Misericórdias, se instituía a Inquisição, se formavam confrarias religiosas e leigas e começava a cheirar a pimenta e a outras especiarias recém-chegadas das Índias. A Feira Quinhentista é também magia, torneios, danças, culinária, teatro e muitas outras atracções. Não falte !

CINE-SAUDOSISMO (45)

«AFUNDEM O BISMARCK» («Sink the Bismarck !») é um excelente filme de guerra realizado, em 1960, por Lewis Gilbert; que nele reproduziu uma das maiores proezas da armada real britânica durante a Segunda Guerra Mundial : a destruição do mais temível couraçado das forças navais hitlerianas. Com produção e distribuição da 20th. Century-Fox, esta fita foi filmada a preto e branco e tem uma duração de 97 minutos. Destacam-se nos papéis principais os nomes dos actores Kenneth More, Dana Wynter, Carl Mohner, Laurence Naismith, Karel Stepanek e Maurice Denham. O argumento de «AFUNDEM O BISMARCK» baseou-se, essencialmente, no conteúdo de uma conhecida obra de C. S. Forester sobre o tema em questão e em documentação dos arquivos da 'Royal Navy'. Note-se também, que a sua produção só foi possível graças ao empréstimo de 12 navios de guerra britânicos para a simulação das cenas bélicas. A história, perfeitamente narrada, começa em Maio de 1941, quando foi assinalada a presença do «Bismarck» -o mais poderoso vaso de guerra do mundo- nas águas abertas do Atlântico norte; o que implicou a mobilização da 'Home Fleet' e o desastre do estreito da Dinamarca, que se consumou com a perda do cruzador de batalha «Hood» e com a morte de muitas centenas de marinheiros ingleses. Mas foi esse desastre da marinha de Sua Majestade que levou Churchill a exigir, de maneira intransigente, a destruição do couraçado nazi. Que acabou por ocorrer graças à acção da armada britânica e da sua componente aérea já perto das costas da França ocupada, onde o acossado «Bismarck» pretendia refugiar-se. Enfim, para quem desconhece os detalhes deste desaire da 'Kriegsmarine', este filme (cuja acção decorre, em grande parte, em Londres, nos bastidores do almirantado) tem uma função didáctica evidente. Daí que o seu visionamento (a cópia DVD já foi editada por cá) seja recomendado.

sábado, 28 de maio de 2016

PORTO DE SINES EM ALTA

No final do primeiro trimestre do ano em curso, o porto de Sines -situado no litoral alentejano-  movimentou 11,3 milhões de toneladas de carga, superando em importância o de Barcelona. Sines passou, assim, a ser o 3º maior porto da península Ibérica, logo atrás de Algeciras e de Valência. Agora só falta mesmo o prometido TGV de mercadorias, para escoar rapidamente as mercadorias recebidas até ao coração da Europa.

O COMÉRCIO DA C. E. COM A RÚSSIA

Disseram os jornais de ontem que as exportações agrícolas da União Europeia para a Rússia, diminuiram, -nestes últimos 12 meses- de 2,2 mil milhões de euros. E que esta situação alarmante já está a ser apreciada pelo G7, onde se discute a eventualidade de reverter as consequências catastróficas do boicote feito àquele país do Leste. Boicote que tanto tem prejudicado o mundo rural da Europa comunitária, incluindo o campesinato do nosso país. Enfim, tudo isto denota a total incompetência dos tecnocratas de Bruxelas. Que, em princípio, não deveriam envolver-se em questões de baixa política (neste caso a situação na Ucrânia foi o pretexto), mas concentrar-se, isso sim, na defesa inteligente e intransigente dos interesses da comunidade.

SERÁ QUE O FASCISMO NOS BATE OUTRA VEZ À PORTA ?

Mas que ousadia e imprudência a minha, defender aqui o bom relacionamento (inclusivamente comercial) da Europa ocidental com a Rússia... É que depois da venda de 'segredos da NATO' a Putin por um James Bond português, essa atitude é agora altamente suspeita. No dizer do «Diário Notícias» de hoje, «o espião do SIS não escondia (na sua página do Facebook) a sua paixão pela cultura russa». Realmente, que crime abominável ! Vou ver o que tenho cá em casa que possa comprometer-me. E, para salvação da minha alma, prometo aos novos Torrequemadas, que livros de Tolstoi, DVD's com cópias de filmes de Eisenstein, reproduções de ícones moscovitas e 'tutti quanti' serão amontoados no meu quintal e queimados num próximo e fulgurante auto-da-fé. Juro !

domingo, 22 de maio de 2016

RELÍQUIA DO NOSSO PASSADO MARINHEIRO

Este bote é um dóri do velho lugre bacalhoeiro «Novos Mares». O número 46 e a designação 'N. S. da Guia' permitia ao seu tripulante-pescador identificá-lo entre muitas outras embarcações do mesmo tipo. Quanto à frase inscrita a meia-nau «Louvado seja Deus», corresponde, simultaneamente, a uma manifestação de fé do seu utilizador e a um pedido da protecção divina para o pescador no seu dia-a-dia de perigos. Esta embarcação foi preservada e está hoje exposta num museu do norte do nosso país.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

FOTOGRAFIAS COM HISTÓRIA (60)

Esta foto foi tirada na pista do porta-aeronaves «Iwo Jima» (LPH-2) no dia 17 de Abril de 1970. Trata-se da cápsula-habitáculo do foguetão utilizado na missão Apollo XIII, que trouxe sãos e salvos à Terra os astronautas norte-americanos Jim Lowell, Fred Haise e Jack Swigert, após a abortada missão da NASA. A tal missão que originou a famosa frase «Houston, temos um problema» e que desencadeou a mais extraordinária série de medidas técnicas, para trazer de volta ao nosso planeta três astronautas em perdição no espaço sideral. Este percalço no caminho da conquista do cosmos, acabou por tornar-se numa retumbante vitória da ciência espacial dos Estados Unidos, que, perante as tremendas dificuldades a que foi submetida, soube encontrar soluções para operar um sensacional e histórico resgate. Isso após vários dias de angustiante 'suspense'. Que todos os meios de informação do globo seguiram e noticiaram, minuto a minuto. Eu tinha, então 25 anos de idade e recordo-me bem desses dias de espectativa...

ADEUS CAUBY PEIXOTO,,,

Faleceu no domingo passado -dia 15 de Maio- um dos príncipes da canção brasileira : o grande e inesquecível Cauby Peixoto. Tinha 85 anos de idade. Aqui fica a minha homenagem ao homem e ao artista, que, durante décadas, encantou todos os públicos de língua portuguesa; mas não só, visto o 'crooner' ter admiradores no mundo inteiro, muito especialmente na América de língua castelhana. A canção cuja audição aqui sugiro, «Conceição», foi uma das suas coroas de glória :

https://www.youtube.com/watch?v=SK88bmpcvgk

terça-feira, 17 de maio de 2016

VESTÍGIO DA PRÉ-HISTÓRIA NO ALTO ALENTEJO

Destacando-se numa esplêndida noite estrelada, eis o menir do Outeiro (Reguengos de Monsaraz), um dos mais notáveis monumentos megalíticos do Alentejo. Simplesmente, belo !!!

BOA COMIDA EM MARVÃO

Venha à região raiana de São Mamede, onde está a decorrer -entre 14 e 29 de Maio- a VII Quinzena Gastronómica do Bacalhau de Marvão, vila e concelho do distrito de Portalegre. Ao evento, que tem como objectivo promover Marvão como destino gastronómico do Alto Alentejo, aderiram já 13 restaurantes locais; que vão propor à clientela (habitual ou ocasional, muita dela espanhola) uma vintena de pratos com base no 'fiel amigo'. Que incluem, naturalmente, pratos tradicionais, como o clássico Bacalhau à Brás (o 'Bacalao Dorado' de 'nuestros vecinos y hermanos'), até pitéus mais sofisticados como, entre muitos outros, um Bacalhau com Amêijoas e molho bechamel, proposto por um restaurante da Marvão intramuros. O convite está feito. Venha a Marvão, terra de grandes tradições culinárias, e verá que não se arrependerá !

O NOSSO MUNDO É BELO (54) : SRI-LANKA

NA GAVETA DAS RECORDAÇÕES

Lembram-se desta curiosa arma ? -Imagino que sim. Esta Winchester 30/40 -de coronha e canos serrados- era a usada por Josh Randall, o caçador de recompensas, na série de televisão «Wanted : Dead or Alive». Que por cá terá sido exibida com o título «Em Nome da Lei». Recordo que foi essa série que deu a conhecer o actor Steve McQueen, o herói dos 94 episódios que a supracitada série western contou. Souvenirs, souvenirs...

TRAFALGAR

Este farol foi edificado no cabo Trafalgar (situado na costa andaluza, entre Cádiz e Tarifa), ao largo do qual foi travada uma das mais sangrentas e decisivas batalhas navais dos tempos da marinha à vela. A dita batalha ocorreu no dia 21 de Outubro de 1805 e viu o confronto das poderosas armadas do Reino Unido e das frotas coligadas de França e de Espanha. A vitória sorriu ao almirante Horácio Nelson, comandante supremo das forças da 'Royal Navy', que não teve a ocasião de saborear o seu triunfo, pois foi um dos mortos da terrível contenda. Contenda que colocou frente a frente 60 dos mais armipotentes vasos de guerra daquela época. Muitos deles (22) jazem no fundo do mar, afundados pelas bocas de fogo dos seus congéneres inimigos. Na batalha de Trafalgar perderam-se perto de 5 000 vidas, sendo uma minoria delas (menos de 500) de marinheiros britânicos.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

QUANDO VEMOS UM GIGANTE...

«Quando vemos um gigante, temos primeiro de examinar a posição do sol e observar; para termos a certeza de que não é a sombra de um pigmeu».

** Dixit Friedrich Novalis (1772-1801), filósofo e poeta alemão **

BOA OPÇÃO PARA OS LEITORES MAIS NOVOS

Esta é a capa de um álbum de banda desenhada da autoria de José Ruy, um dos grandes nomes da 8ª Arte em Portugal. Trata-se de uma adaptação -para os mais novos- da «Peregrinação», de Fernão Mendes Pinto. Na capa do dito álbum pode ver-se a destruição de um junco chinês por uma nau portuguesa. Lembro que foi o empenho dos nossos maiores no aniquilamento da pirataria nos mares da China, que valeu aos Portugueses do século XVI o direito de se fixarem em Macau por muitos séculos. A outra ilustração (em baixo) mostra o desembarque de navegadores lusos no Japão (por volta de 1542) e a entrega de uma espingarda a um samurai. Recordo, igualmente, que a introdução (pelos Portugueses) das armas de fogo no País do Sol Levante originou, ali, grande agitação e operou uma viragem histórica na arte da guerra. Recomendo aos mais jovens este álbum, que tem o mérito de iniciá-los, de maneira agradável (e útil) numa disciplina -a História de Portugal- que nos permite adquirir um mais amplo conhecimento de quem somos. E do que fizemos...

COISAS DA AVIAÇÃO

O aeroporto da Portela passou a denominar-se, desde ontem, Aeroporto Humberto Delgado. Homenagem a um dos co-fundadores da TAP e a um homem que, corajosamente, se envolveu na luta contra a ditadura salazarista. Por um Portugal melhor... Acho que a homenagem é consentânea, justa. A propósito, sabia que os primeiros aviões de jacto da companhia nacional -a TAP- foram 3 Caravelles do tipo VI-R adquiridos em França ? -Pois é verdade. Esses birreactores (que obtiveram a autorização do fabricante para, por cá, se chamarem 'Caravelas') destinaram-se às linhas europeias e insulares, voando para várias capitais do nosso continente, mas também para a Madeira e, creio eu, que para os Açores. Chegaram a Lisboa em 1962 e foram baptizados «Goa», «Damão» e «Diu», em recordação dos territórios recentemente perdidos na Índia, por força da intervenção militar de Nehru. Serviram utilmente na TAP até 1975.

Curiosidade : este autocarro da Carris (de Lisboa) faz publicidade aos novos 'Caravelas' da TAP.

SEARAS DO ALENTEJO

É trigo loiro
É além-Tejo
O meu país
Neste momento
O sol o queima
O vento o beija
Seara louca
Em movimento...

(Ary)

BENFICA CAMPEÃÃÃO !!! COM TODO O MÉRITO

Bem podem perorar agora todos os agentes provocadores de Alvalade (presidente, treinador e outros octavianos servidores), que ao longo da temporada tentaram impor uma guerra de nervos ao Benfica e trataram com inaudita arrogância (fruto de visível má educação e despeito) Rui Victória. O Benfica é campeão nacional, porque teve a melhor equipa, o melhor goleador, a melhor defesa, o melhor treinador, etc, etc. E tudo o resto é conversa fiada de figurões sem envergadura (sobretudo humana), nem capacidade para encaixarem derrotas. Se eu tivesse uma mensagem a enviar a esses coitadinhos, diria que o Sporting, enquanto instituição histórica e com prestígio, não vos merece. Também não quero deixar de frisar aqui o facto de, momentos antes do jogo de futebol com o Nacional, a equipa de hóquei-em-patins do S.L.B. se ter consagrado campeã da Europa. Depois de ter eliminado nas meias-finais a poderosa formação do F.C. Barcelona e de ter triunfado (por 5-3) no jogo decisivo contra a Oliveirense. Força Benfica !

domingo, 15 de maio de 2016

MAIS UM PALÁCIO FLUTUANTE

No passado dia 12 de Maio, os estaleiros navais STX de Saint Nazaire (França) entregaram ao seu armador -o Royal Caribbean Cruise Lines- o maior navio de passageiros do mundo. Baptizado com o nome de «Harmony of the Seas», o navio em questão apresenta 120 000 toneladas de deslocamento e as seguintes dimensões : 362 metros de comprimento por 66 metros de boca por 72 metros de altura. Dispõe de 16 conveses pelos quais estão distribuídos 2 750 cabines e 66 000 m2 de áreas de lazer. o «Harmony of the Seas» pode receber cerca de 6 000 passageiros e 2 400 tripulantes. O seu porto de registo e de abrigo é o de Nassau, nas Bahamas. Aqui há umas semanas atrás (no decurso de uma viagem que fiz a França) passei nas imediações de Saint Nazaire e pude ver a impressionante silhueta deste novo gigante dos mares; que se encontrava, então, na fase final de acabamentos. Sobre a importância que têm uns estaleiros desse tipo num país, basta dizer que só este navio deu trabalho -durante 10 milhões de horas- a milhares de pessoas, operários e técnicos. Penso, por essa e por outras razões, que ter sacrificado os E.N. de Viana do Castelo foi um atentado contra a economia portuguesa e uma machadada no 'savoir-faire' de uma indústria secular. E que, hoje, já não tem expressão no nosso país.