sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

À PORTA DO E.P.E.

Confesso que estou impressionado com o facto do Estabelecimento Prisional de Évora estar a concorrer seriamente com o Templo de Diana e com a Capela dos Ossos, enquanto ponto de interesse turístico da capital do Alentejo. E que me impressionam certas cenas que, quase diariamente, vão ocorrendo à entrada do supracitado presídio. Cenas que me impressionam, já o disse, e que, por vezes, até me ofuscam. Como aquela protagonizada por excursionistas vindos da Covilhã, que, aqui há dias, tiveram a infeliz ideia de  entoar «Grândola Vila Morena» em louvor do detido número 44. Espero que o Zeca (que nunca se aproveitou da política para encher os bolsos) não se erga da tumba onde repousa, indignado com tamanha afronta. Isto dito, quero que se saiba que eu não estou aqui a fazer o processo antecipado do antigo governante, até porque isso é, reconheço, da competência exclusiva dos tribunais. Mas que a minha opinião está feita em relação à honra de um homem que em meia dúzia de anos conseguiu amealhar 25 milhões de euros (fora o resto), lá isso é que está. Estou naturalmente a falar daqueles milhões que ele sempre jurou, a pés juntos, não serem seus, mas que pertenciam a um generoso amigo. Até ontem, quando passou a admitir que a massa era mesmo dele. Para terminar, quero comentar uma frase do visado, que tem enchido as páginas dos jornais e servido de assunto aos comentadores da rádio e da TV : «Não é crime pedir dinheiro emprestado aos amigos». Falso. Porque quando se trata de somas importantes, como aquelas que estão em jogo, neste caso, esses empréstimos podem mesmo ser assimilados ao exercício ilegal da actividade bancária. Enfim, que o político em questão diga -porque é isso que importa- de onde lhe veio tanta massa. Só para os Portugueses (esses invejosos !) perceberem como é que é possível enriquecer subitamente... E se eu ficar convencido da sua boa fé, juro que -a exemplo do Barbas das caldeiradas- também irei a Évora entregar-lhe uns 'recuerdos' do nosso clube.

Sem comentários: