terça-feira, 16 de dezembro de 2014

DIÓSPIROS, DIOSPIREIROS

O diospireiro ('Diospyros kaki L.') é uma árvore muito comum na minha região. Mas, a exemplo do que acontece com as que produzem citrinos (laranjeiras, limoeiros, tangerineiras, etc), ele quase só serve, por aqui, de elemento decorativo da paisagem. Infelizmente, perdem-se por cá, anualmente, toneladas de todos estes frutos. Que eu acho escandaloso deixar apodrecer nas árvores ou no chão, numa terra onde -há que dizê-lo !- não impera a abastança. Eu confesso não ser apreciador de dióspiros, mas sei que é um fruto com grandes virtudes, havendo até quem afirme que eles são excelentes na prevenção de certas doenças cancerígenas. É impressionante vê-los, já depois da queda das folhas, agarrados aos ramos nus dos diospireiros, resistindo à agressividade do tempo. Que este ano foi manifestamente inclemente. Eu deambulei mais de 40 anos da minha já longa vida pelo estrangeiro; e confesso nunca ter estado numa terra onde se deixe ir por água abaixo tantas das  riquezas que a Natureza nos oferece. Será também devido ao nosso desleixo, à nossa incúria, que Portugal é um dos países mais 'pobres' da Europa ? Se calhar até é...

Sem comentários: